Método de trabalho artístico-contemplativo
para visualizar a Filosofia da Liberdade

Este método é relativamente simples e consiste em apenas quatro passos. Como material os participantes só precisam de algumas folhas de papel e um instrumento de escrita ou desenho, à sua livre escolha.

Arbeitsmethode

Em grupo:

  1. Após alguém ter lido determinado texto selecionado, cada participante exprime o conteúdo com suas próprias palavras, e registra isso por escrito.
  2. No próximo passo, cada participante resume em uma ou duas frases aquilo que anteriormente escreveu. Deste modo, a essência fica retida.
  3. No terceiro passo, o texto resumido é tomado como base para uma contemplação. O objetivo é alcançar um aprofundamento do sentido do texto.
  4. Para finalizar, cada participante executa uma representação artística do resultado da sua contemplação. Desta maneira o conteúdo conceptual do texto fica ilustrado por uma expressão gráfica.

Individualmente:

  1. Após você ter lido determinado texto selecionado, e pensado no essencial do respetivo conteúdo, registre isso por escrito.
  2. No próximo passo você deve comprimir ou resumir em uma ou duas frases aquilo que anteriormente escreveu. Deste modo, a essência fica retida.
  3. No terceiro passo, o texto resumido é tomado como base para uma contemplação. O objetivo é alcançar um aprofundamento do sentido do texto.
  4. Para finalizar, você executa uma representação artística do resultado da sua contemplação. Desta maneira o conteúdo conceptual do texto fica ilustrado por uma expressão gráfica.

Graças a este trabalho ilustrativo, as pessoas têm a oportunidade de vivenciar o conteúdo do livro Filosofia da Liberdade como um convite para uma atividade ou movimentação interior simultânea. Ou seja, como uma dança acompanhante, ou uma pauta musical para uma coreografia no plano espiritual.
Deste modo a Filosofia da Liberdade pode ser apreendida como uma euritmia do pensamento, ou como uma euritmia na qual a Filosofia da Liberdade adequa-se à atividade das mãos!
Também para estes exercícios vale uma sabedoria popular: «Quem porfia sempre alcança!»

Através deste PDF (atualmente apenas em alemão) você pode verificar em detalhe o método e o procedimento.